Ousando pensar uma nova UFSCar-São Carlos a partir da expansão do extremo norte
Temos defendido aqui a necessidade de se pensar a integração da área do extremo norte à área já ocupada do campus UFSCar-São Carlos em articulação com um projeto para a expansão da Universidade visando as próximas décadas. Nesta postagem, fazemos um exercício imaginativo e precário, sabemos, ousando pensar que a expansão seria motivo para concebermos um projeto inteiramente novo para o "campus norte" da UFSCar São Carlos relacionado a consolidação de uma universidade multicampi.
Para tanto, é preciso imaginar as próximas décadas. Por exemplo, as bibliotecas da UFSCar seriam integradas eletronicamente? Que características teria o sistema viário do campus do futuro? E as salas de aula, como deveriam ser projetadas visando uma didática mais ativa? Quais áreas de conhecimentos e novos cursos a UFSCar contemplaria?
Nesse sentido, já não se trataria de pensar uma fragmentação do atual campus pelo Cerrado. O novo campus seria laboratório de muitas experiências para uma universidade comprometida com a inovação da formação superior brasileira. Essa é a nossa utopia!