Segue a ocupação da área do extremo norte do campus UFSCar-São Carlos
Publicamos, nessa postagem, uma foto aérea extraída do Google em que é possível visualizar parte da área do extremo norte do campus UFSCar-São Carlos, na qual está sendo construído o prédio do IFSP-São Carlos (parte superior central da foto). A imagem é do início de 2012.
No blog da candidata à direção do Instituto, agora eleita, a mesma clama por mais informações sobre a obra: "Todavia, considero que informações mais aprofundadas sobre o avanço do cronograma da obra deveriam ser de conhecimento público, por isso nossa proposta prevê o acompanhamento e a publicação no site do campus do andamento da obra, com informações e fotos do local. Acreditamos que o princípio da transparência da coisa pública também se dá por essa via". (a mensagem foi postada em 24/11/12 no blog http://ifspsaocarlos2013.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html.
Desse modo, também ficamos no aguardo dessas informações.
Enquanto isso, só nos resta acompanhar a obra e torcer para que a mesma tenha considerado, em seu projeto, algum diálogo com seu entorno, uma vez que está instalada nas proximidades da reserva legal de Cerrado da UFSCar e há toda uma discussão, no âmbito da universidade, acerca de uma ocupação socioambientalmente correta daquela área. No entanto, no mesmo blog, a então candidata à direção do IFSP-São Carlos, profa. Dra. Wania Tedeschi, escreve que " O prédio já tem as fundações e está para ser concretada a primeira laje – se já não foi – e ao lado estão sendo feitas as fundações do hangar". Um dos cursos oferecidos pelo IFSP-São Carlos é do de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves.
Ainda na mesma foto é possível compararmos o contraste entre o verde claro da área norte já ocupada e o verde escuro da área a ser ocupada. A área já ocupada converteu-se num enorme gramado desolado e bastante ensolarado para os que caminham por lá, a pé. Entendemos que a ocupação do extremo norte não deveria se dar de modo ad hoc no que se refere ao planejamento socioambiental e em relação às perspectivas de uma universidade cada vez mais plural e equânime no oferecimento de cursos em todas as áreas do conhecimento.
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