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quarta-feira, 28 de março de 2012

As diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional, atualmente, em vigor, estão sendo respeitadas? 


O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar, atualmente em vigor, estabelece como uma de suas metas "gerenciar as ações de expansão física, a fim de evitar construções improvisadas e/ou com impactos negativos na harmonia do ambiente urbano e na qualidade de vida nos campi". A foto ao lado, de uma obra na área sul do campus São Carlos, parece colocar esta meta do PDI em questão. Não conhecemos o projeto do edifício. Será que não foi desrespeitado o recuo que havia entre os dois edifícios existentes criando um problema de "escala" ou adensamento (sobreposição de construções)? O mesmo questionamento se aplica a outras obras que já foram efetuadas recentemente ou estão em curso nas imediações.  

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Grupo de Estudos do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus São Carlos, voltado às reflexões e proposições sobre a Didática na formação docente, tendo como referenciais teóricos e metodológicos, os estudos de gênero, os feministas, a a/r/tografia e a videoformação, visando problematizar a questão da opressão da corporeidade e da performatividade de professores e professoras, de alunos e alunas nos contextos da tecnoburocracia do sistema escolar, da ambiência acadêmica universitária e de certa pesquisa educacional normativa e prescritiva. Defendemos o reconhecimento dos saberes manifestos nos “corpos conscientes” e, portanto, compreendemos que o ideal e os procedimentos da normatização das práticas e dos fazeres no processo de ensino-aprendizagem se configuram como políticas de opressão à docência e à discência.

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